Estudando as lutas com
recursos tecnológicos
Objetivos
- Identificar, demonstrar e explicar as lutas conhecidas pela turma.
- Reconhecer as diferenças técnicas e táticas referentes às lutas.
- Comparar as características técnicas.
- Relacionar as lutas às suas origens sócio-históricas.
- Identificar, demonstrar e explicar as lutas conhecidas pela turma.
- Reconhecer as diferenças técnicas e táticas referentes às lutas.
- Comparar as características técnicas.
- Relacionar as lutas às suas origens sócio-históricas.
Conteúdos
específicos
- Contexto sócio-histórico das lutas abordadas.
- Procedimentos técnicos e táticos que caracterizam as lutas.
- Regras, vestimentas, locais de prática e características dos praticantes.
- Contexto sócio-histórico das lutas abordadas.
- Procedimentos técnicos e táticos que caracterizam as lutas.
- Regras, vestimentas, locais de prática e características dos praticantes.
Anos: 5º
e 6º
Materiais
necessários
Filmes, imagens da internet, materiais para registro.
Filmes, imagens da internet, materiais para registro.
Tempo
estimado: 4 aulas
Desenvolvimento
1ª etapa
Em roda de conversa, estimularei os estudantes a descrever características das lutas mencionadas em sala de aula (vestimentas, locais de prática, regras etc.). Questionarei o grupo a respeito da possibilidade de realização de vivências corporais de algumas das lutas citadas. A partir de explicações iniciais e com a ajuda dos alunos que praticam, a turma será divida a em duplas e organizarei algumas vivências. Logo em seguida, indague o grupo sobre as percepções, dificuldades e facilidades encontradas.
1ª etapa
Em roda de conversa, estimularei os estudantes a descrever características das lutas mencionadas em sala de aula (vestimentas, locais de prática, regras etc.). Questionarei o grupo a respeito da possibilidade de realização de vivências corporais de algumas das lutas citadas. A partir de explicações iniciais e com a ajuda dos alunos que praticam, a turma será divida a em duplas e organizarei algumas vivências. Logo em seguida, indague o grupo sobre as percepções, dificuldades e facilidades encontradas.
2ª etapa
Após a seleção de alguns filmes que abordam as lutas, a turma assistirá às imagens, a partir de um instrumento de observação que poderá ser organizado pela turma com ajuda do professor. Um rol de questões que estimulem os alunos a identificar características como: quem participa, quais as vestimentas utilizadas, como é o local da prática, quais as regras mais importantes, quais as táticas empregadas pelos lutadores, entre outras, poderá ser elaborado. A partir das respostas obtidas, o professor irá promover uma discussão abrangendo as principais características das modalidades representadas. Questione os alunos acerca das origens e dos grupos sociais praticantes.
Após a seleção de alguns filmes que abordam as lutas, a turma assistirá às imagens, a partir de um instrumento de observação que poderá ser organizado pela turma com ajuda do professor. Um rol de questões que estimulem os alunos a identificar características como: quem participa, quais as vestimentas utilizadas, como é o local da prática, quais as regras mais importantes, quais as táticas empregadas pelos lutadores, entre outras, poderá ser elaborado. A partir das respostas obtidas, o professor irá promover uma discussão abrangendo as principais características das modalidades representadas. Questione os alunos acerca das origens e dos grupos sociais praticantes.
3ª etapa ( tecnologia)
O professor elaborará coletivamente uma relação de tópicos que proporcionem uma análise mais detalhada das lutas (um questionário, por exemplo). De posse desse instrumento,o professor orientará os estudantes a navegar por portais especializados.
O professor elaborará coletivamente uma relação de tópicos que proporcionem uma análise mais detalhada das lutas (um questionário, por exemplo). De posse desse instrumento,o professor orientará os estudantes a navegar por portais especializados.
http://blogfalae.blogspot.com.br/2011/05/artes-marciais-brasileiras.html
Para além dos mecanismos de busca, convém acessar
os sítios das federações e confederações das diversas modalidades, nos quais
estão disponíveis informações mais completas ou acessar alguns filmes no
Youtube.
http://www.confederacaocbma.org.br/
- O
professor promeverá a visualização dos estilos de luta estudados em sala de
aula.
Atívidade: Será
demonstrado vídeos de luta de diversos estilos para os alunos assistirem, ao
mesmo tempo em que, anotam as principais características de cada luta. Ao final
da atividade será sorteado qual grupo falara sobre qual luta e suas principais
características.
Referencia: http://www.youtube.com/watch?v=Z49YgUKzGKI
http://www.funfsports.com/videos/Funf/esgrima-luta-florete-cadete-masculino-11va8948a52.mstp
No
retorno, os alunos podem socializar suas descobertas, registrando-as conforme a
modalidade que pesquisaram, tomando o devido cuidado na transcrição da
nomenclatura da modalidade no que concerne às técnicas e táticas. Na
continuidade, retome as vivências corporais, com base nas informações
acessadas.
4ª etapa
Avaliação
Analise os registros do trabalho. Procure identificar em que medida a assistência aos filmes, a discussão dos resultados da pesquisa e o contato com o praticante possibilitaram o aprofundamento dos conhecimentos sobre as lutas. De posse dos relatos finais elaborados pela turma, selecione alguns e comente-os, destacando as informações registradas. Pergunte à turma se concordam com o que foi lido e se há algo a substituir ou acrescentar.
Analise os registros do trabalho. Procure identificar em que medida a assistência aos filmes, a discussão dos resultados da pesquisa e o contato com o praticante possibilitaram o aprofundamento dos conhecimentos sobre as lutas. De posse dos relatos finais elaborados pela turma, selecione alguns e comente-os, destacando as informações registradas. Pergunte à turma se concordam com o que foi lido e se há algo a substituir ou acrescentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário