Sugestão de atividade
Metodologia para o jogo de vôlei sentado ( esporte adaptado)
Após assistiremos um vídeo de uma competição de voleibol sentado para vermos como é jogado na prática. O Voleibol Sentado é jogado por duas equipes de 6. O objetivo do jogo é fazer a bola cair na quadra adversária As regras são semelhantes a do voleibol tradicional, com algumas diferenças, como a de que é permitido bloquear o saque adversário e o contato com o chão deve ser mantido em toda e qualquer ação, sendo permitido perdê-lo somente nos deslocamentos.
A partida é decidida em melhor de cinco sets. Vence o set o time que marcar 25 pontos. Em caso de empate nos 24 pontos, ganha o primeiro que abrir dois pontos de vantagem. Caso a partida empate em dois sets, há o set decisivo, o tie break, que é menor, sendo vencido pela equipe que marcar 15 pontos. Há três maneiras do time marcar ponto: derrubando a bola na quadra adversária, o time adversário cometendo uma falta ou quando o outro time recebe uma penalidade.Cada equipe pode dar três toques na bola antes de passar para a quadra adversária (além do toque de bloqueio). O movimento de ataque fundamental é o levantamento e a cortada, em que um jogador passa a bola (o levantamento) para um companheiro de equipe para ele bater para a quadra adversária (a cortada).
A partida começa com três jogadores da linha de frente em uma linha perto da rede, e três jogadores da linha de trás em uma linha em direção ao fundo da quadra. Com o saque, há a rotação, na qual os jogadores rodam na quadra, ocupando diferentes espaços. No momento de golpear a bola, o (a) sacador(a) deve estar na zona de saque e seus glúteos não devem tocar a quadra (linha final inclusive). Um jogador de defesa pode realizar qualquer tipo de golpe de ataque de qualquer altura, desde que no momento do golpe os glúteos do jogador não toquem ou cruzem sobre a linha de ataque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário